Notícias

Painéis solares, educação ambiental e caminhões elétricos mudam cultura das operações

Compartilhe:

A R&D Mineração e Construção, comprometida com a preservação ambiental e a eficiência operacional, não apenas investe em tecnologias de transporte de menor impacto ambiental, como também implementa medidas internas voltadas à sustentabilidade. Na sede da empresa, foi implantado um sistema de geração de energia solar capaz de abastecer escritórios, oficinas, refeitórios e demais dependências, resultando, desde sua implantação, em economia energética e redução de emissões equivalentes, de forma simbólica, ao plantio de 5.300 árvores.

Nas operações, a empresa busca reduzir impactos ambientais em soluções como escritórios móveis equipados com painéis solares trabalhando no sistema “off grid”, em substituição aos geradores a diesel. Além das iniciativas técnicas, a R&D promove ações de conscientização e engajamento junto às comunidades onde atua, por meio de campanhas, projetos socioambientais e programas de apoio. Entre eles, destaca-se o Projeto Preservar, que contempla atividades de educação socioambiental, incentivo a associações de catadores, cultivo de hortas e plantio de árvores no município de Rio Piracicaba.

No que se refere à frota, os caminhões elétricos e híbridos despontam como alternativas promissoras aos modelos movidos a diesel, por reduzirem significativamente as emissões diretas de poluentes, diminuírem ruídos e vibrações e oferecerem maior eficiência energética. Nesse sentido, a R&D tem investido em estudos e testes com os caminhões híbridos de 90 toneladas e nos 100% elétricos, com capacidade de carga de 60 toneladas.

Adicionalmente, a substituição dos caminhões convencionais 8×4, com capacidade de 36 toneladas, por modelos híbridos com capacidade de 90 toneladas, proporcionou um aumento de 150% na capacidade de carga por veículo e uma redução de 25% no consumo de diesel por tonelada-hora. Essa otimização operacional contribui diretamente para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa por tonelada transportada, ao mesmo tempo em que eleva, de forma significativa, a produtividade.

Essas iniciativas demonstram o compromisso da R&D em conciliar o crescimento constante da empresa com práticas sustentáveis, reforçando nossa responsabilidade socioambiental e busca por maior eficiência nas operações.

Fonte: Revista O empreiteiro Ano LXIV - Agosto / Setembro 2025 - Nº 602

www.revistaoe.com.br

Voltar para Notícias
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!